top of page

Sistemas médicos alternativos

Sistemas médicos alternativos são sistemas completos de diagnóstico e prática. Exemplos são a medicina tradicional chinesa, Ayurveda e práticas ocidentais não convencionais de cura natural.

 

Medicina Tradicional Chinesa

 

Originada na China, há mais de 2.000 anos, este sistema baseia-se na teoria de que a doença resulta do fluxo impróprio da força vital (Qi, pronunciado chee) através do corpo. 

Qi é restaurado ao equilibrar as forças opostas do yin e do yang, que se manifestam no corpo como calor e frio, externo e interno, e deficiência e excesso. 

Várias práticas são usadas para preservar e restaurar o Qi e, portanto, saúde. Eles incluem dieta, ervas medicinais, massagem, exercício meditativo (chamado Qigong) e acupuntura.

A medicina chinesa tradicional utiliza fórmulas contendo misturas de ervas para tratar várias doenças. Por exemplo, as ervas chinesas parecem efetivas para o tratamento de formas comuns de artrite e ter poucos efeitos colaterais. 

Uma combinação de ervas (sho-saiko-to) pode reduzir cicatrizes no fígado e proteger pessoas com cirrose, e também é utilizado contra o câncer de fígado. 

Um problema com a medicina tradicional chinesa é que a padronização e controle de qualidade são quase inexistentes. Por exemplo, alguns medicamentos chineses tradicionais foram misturados com drogas ou contaminados com metais pesados ​​tóxicos.

 

Acupuntura

 

Uma terapia na medicina tradicional chinesa, é uma das técnicas de sistemas médicos alternativos mais amplamente aceita no mundo ocidental. 

Os profissionais licenciados não têm, necessariamente, um diploma de medicina, embora alguns médicos, muitas vezes especialistas em dor, sejam treinados e licenciados para realizar acupuntura. 

A acupuntura envolve a estimulação de pontos específicos no corpo, geralmente inserindo agulhas muito finas na pele e tecidos subjacentes. Estima-se que estimular esses pontos específicos possa desbloquear o fluxo de Qi ao longo de vias de energia ou meridianos (há mais de 350 desses pontos ao longo dos meridianos) e assim restaurar o equilíbrio entre yin e yang. 

Às vezes, a estimulação aumenta ao torcer ou aquecer a agulha. Os pontos de acupuntura também podem ser estimulados pela pressão (chamada de acupressão), lasers, ultra-som, ou uma corrente elétrica de baixa tensão (chamada eletroacupuntura) aplicada na agulha. 

O procedimento não é doloroso, mas pode causar uma sensação de formigamento.

A pesquisa mostrou que a acupuntura libera vários mensageiros químicos no cérebro (neurotransmissores) que servem como analgésicos naturais, incluindo endorfinas. 

A acupuntura também tem sido utilizada para aliviar a dor após procedimentos cirúrgicos ou dentários. 

Além da sua eficácia potencial como analgésico, a acupuntura pode ajudar a aliviar a náusea e o vômito que geralmente ocorrem com a gravidez, ou após cirurgia ou quimioterapia. 

Como parte de um plano de tratamento abrangente (às vezes como tratamento de acompanhamento), a acupuntura pode ser útil no tratamento de dependência, síndrome do túnel do carpo, fibromialgia, dor de cabeça, dor lombar, osteoartrite e boca seca (em pessoas com câncer avançado). 

A acupuntura também pode auxiliar na reabilitação de acidente vascular cerebral (AVC), e pode melhorar as taxas de sucesso de fertilização in vitro. 

Não está claro se a acupuntura pode ajudar a melhorar a função pulmonar em pessoas com asma ou diminuir a dor e melhorar a função articular em pessoas com artrite reumatóide. 

A acupuntura é ineficaz para ajudar as pessoas a parar de fumar ou a perder peso.

Milhões de pessoas são tratadas com acupuntura todos os dias. Os efeitos secundários são raros se a técnica for feita corretamente, mas deve-se notar o seguinte:

- Pode ocorrer um agravamento temporário dos sintomas.

- A infecção é extremamente rara porque a maioria dos profissionais de saúde usa agulhas descartáveis. As agulhas reutilizáveis ​​devem ser esterilizadas corretamente.

- Como com qualquer tratamento médico envolvendo agulhas, algumas pessoas podem se sentir fracas e precisam se deitar.

- A acupuntura pode causar hematomas ou hemorragias em pessoas que apresentam transtornos hemorrágicos graves ou que administram drogas anticoagulantes, como a varfarina.

- As pessoas que possuem um marcapasso implantado não devem ser submetidas à eletroacupuntura.

- Acupuntura tem muitos usos propostos na gravidez, como controle de náuseas, reversão da apresentação de nádegas e regulação do trabalho. No entanto, como a acupuntura pode estimular contrações uterinas, ela só deve ser administrada por um profissional especialmente treinado.

- Raramente, a colocação profunda da agulha pode causar um colapso pulmonar ou lesões internas.

 

Ayurveda

 

Ayurveda é o sistema médico tradicional da Índia, originário há mais de 4.000 anos. 

Baseia-se na teoria de que a doença resulta do desequilíbrio da força vital do corpo ou do prana. O equilíbrio desta força vital é determinado pelo equilíbrio das três qualidades corporais chamadas doshas: vata, pitta e kapha. 

A maioria das pessoas tem um dosha dominante, e o equilíbrio específico entre os três doshas é exclusivo de cada pessoa.

Os profissionais de saúde avaliam as pessoas questionando-as sobre sintomas, comportamento e estilo de vida; observando sua aparência geral, incluindo os olhos, a língua e a pele; e verificando o pulso, a urina e as fezes. 

Depois de determinar o equilíbrio dos doshas, ​​os profissionais de saúde projetam um tratamento especificamente adaptado a cada pessoa. 

Ayurveda usa dieta, ervas, massagem, meditação, yoga e limpeza interna (eliminação terapêutica). 

A limpeza, normalmente, envolve a injeção de líquido no reto (um enema) para causar um movimento intestinal ou lavar o nariz com água (lavagem nasal) para restaurar o equilíbrio dentro do corpo e com a natureza.

Poucos estudos bem desenhados das práticas ayurvédicas foram feitos.

Em algumas das combinações de ervas utilizadas, os metais pesados ​​(principalmente chumbo, mercúrio e arsênico) estão incluídos, devido ao fato de acreditar-se que eles têm efeitos terapêuticos. No entanto, em algumas pessoas ocorreu envenenamento por metais pesados.

Homeopatia

 

A homeopatia, que foi desenvolvida na Alemanha no final dos anos 1700, baseia-se no princípio de que “semelhante cura semelhante”. A palavra tem origem do grego, e significa homeo =  como e patho = doença. 

Em outras palavras, acredita-se que uma substância que, em grandes doses, causa doenças, cura, a mesma doença, se for administrada em pequenas doses. Considera-se que a dose menor estimula os mecanismos de cura do corpo. 

Os tratamentos baseiam-se nas características únicas de uma pessoa, incluindo personalidade e estilo de vida, bem como sintomas e saúde geral.

Os medicamentos utilizados na homeopatia são derivados de substâncias que ocorrem naturalmente, como extratos de plantas e animais e minerais. Essas substâncias são usadas para estimular a capacidade inata do corpo de curar. 

Estes medicamentos são preparados diluindo essas substâncias e agitando rapidamente a solução resultante (dinamizações). 

Quanto mais diluído for o medicamento homeopático, mais potente ele será considerado. 

Muitos medicamentos homeopáticos são diluídos tanto, que nenhuma das substâncias originais está presente. No entanto, muitos outros medicamentos homeopáticos mantêm alguma atividade farmacológica.

Nenhuma explicação científica, sobre como estes medicamentos ultra-diluídos utilizados na homeopatia pode curar a doença, foi comprovada. 

Existem poucos riscos associados à homeopatia. No entanto, podem ocorrer efeitos colaterais, tais como reações alérgicas e reações tóxicas.

Nos Estados Unidos, os medicamentos homeopáticos são classificados pela Food and Drug Administration como medicamentos de venda livre ou de prescrição. 

Os testes de qualidade para a consistência dos ingredientes e a potência são limitados. Os medicamentos homeopáticos podem conter álcool, que às vezes é usado para diluir o medicamento. O rótulo é obrigado a ter o seguinte:

- A palavra "homeopático"

- O nome do fabricante

- Menção de, pelo menos, uma maneira de usar o medicamento

- Instruções para uso seguro

- O ingrediente ativo e a quantidade de diluição

Alguns medicamentos homeopáticos estão disponíveis somente por prescrição.

A homeopatia não foi estabelecida como tratamento efetivo para qualquer transtorno específico.

 

Naturopatia

 

A naturopatia, que se baseia em práticas de muitas culturas, começou como um sistema formal de cuidados de saúde nos Estados Unidos no início dos anos 1900. 

Fundada na noção do poder curativo da natureza, a naturopatia enfatiza a prevenção e o tratamento da doença através de um estilo de vida saudável, o tratamento de toda pessoa e o uso das habilidades curativas naturais do organismo. 

Este sistema também se concentra em encontrar a causa da doença ao invés de tratar apenas os sintomas. 

Alguns dos princípios desse sistema não são diferentes dos da medicina ocidental moderna.

A naturopatia usa uma combinação de terapias, incluindo o seguinte:

- Dieta e suplementação nutricional

- Ervas medicinais

- Homeopatia

- Terapias físicas (como terapia de calor ou frio, ultrassonografia e massagem)

- Terapias mente-corpo

- Terapia de exercícios

- Aconselhamento sobre dieta, estilo de vida e gerenciamento de estresse

- Parto natural

- Hidroterapia (água quente agitada ou aplicações de água fria)

Poucos ensaios clínicos foram conduzidos especificamente na naturopatia.

bottom of page