top of page

Terapias mente-corpo

 

As terapias mente-corpo são baseadas na teoria de que fatores mentais e emocionais podem influenciar a saúde física. 

Os métodos comportamentais, psicológicos, sociais e espirituais são usados ​​para preservar a saúde, prevenir ou curar doenças.

Devido à abundância de evidências científicas apoiando os benefícios das terapias mente-corpo, muitas das abordagens agora são consideradas convencionais. 

Os métodos incluem:

- Meditação

- Técnicas de relaxamento

- Imaginação guiada

- Hipnoterapia (hipnose)

- Biofeedback

 

As técnicas mente-corpo podem ser usadas para tratar transtornos de ansiedade, pânico, dor crônica, doença arterial coronária, depressão, dores de cabeça, dificuldade em dormir (insônia) e perda do controle urinário (incontinência). 

Essas técnicas, também, são usadas ​​como auxílio no parto, em lidar com os sintomas relacionados a algum tipo de tratamento e na preparação das pessoas para uma cirurgia. 

A eficácia das terapias mente-corpo no tratamento de pessoas com asma, hipertensão e “zumbido” nos ouvidos não é tão clara.

Existem poucos riscos conhecidos associados ao uso destas terapias.

 

Meditação

 

Na meditação, as pessoas regulam a atenção ou focam-se sistematicamente em aspectos particulares da experiência interna ou externa. 

A meditação, geralmente, envolve sentar ou descansar silenciosamente, muitas vezes com os olhos fechados. Às vezes, envolve o som repetitivo de uma frase (um mantra) destinado a ajudar a pessoa a se concentrar. 

As formas de meditação mais altamente estudadas são meditação transcendental e meditação de atenção plena.

A meditação mostrou ter efeitos favoráveis ​​na função do coração e dos vasos sanguíneos (cardiovascular), imunidade e atividade cerebral, como o aumento da atividade em partes do cérebro associadas à clareza mental. 

Esta técnica, frequentemente, induz o relaxamento físico, a calma mental e os estados emocionais favoráveis, como a bondade amorosa e o temperamento uniforme. 

A meditação promove a capacidade de consciência metacognitiva (a capacidade de se afastar e testemunhar os conteúdos da consciência). A consciência metacognitiva interrompe as respostas habituais e reflexivas ao estresse e melhora a tolerância e o enfrentamento do sofrimento emocional.

A maioria das práticas de meditação foi desenvolvida dentro de um contexto religioso ou espiritual e manteve como objetivo final algum tipo de crescimento espiritual, transformação pessoal ou experiência transcendental. 

No entanto, como uma intervenção de cuidados de saúde, a meditação pode ser eficaz, independentemente da base cultural ou religiosa das pessoas. 

A meditação mostrou oferecer inúmeros benefícios para a saúde, incluindo o alívio do estresse, ansiedade, depressão, insônia, dor e sintomas de transtornos crônicos, como câncer ou distúrbios cardiovasculares. Além disso, também é usada para promover o bem-estar.

 

Técnicas de relaxamento

 

As técnicas de relaxamento são práticas especificamente projetadas para aliviar tensão e estresse. 

A técnica específica pode ter como objetivo reduzir a atividade dos nervos que controlam a resposta ao estresse (sistema nervoso simpático), diminuindo a pressão sanguínea, diminuindo a tensão muscular, retardando processos metabólicos ou alterando a atividade das ondas cerebrais. 

As técnicas de relaxamento podem ser usadas com outras técnicas, como meditação, imagens guiadas ou hipnoterapia.

 

Imaginação guiada

 

A imaginação guiada envolve o uso de imagens mentais para promover relaxamento e bem-estar, reduzir a dor ou facilitar a cura de uma doença particular, como câncer ou trauma psicológico. 

As imagens podem envolver qualquer um dos sentidos e podem ser auto-dirigidas ou guiadas por um praticante, às vezes em uma configuração de grupo. 

Por exemplo, pode ser dito para uma pessoa com câncer para imaginar um exército de glóbulos brancos lutando contra as células cancerígenas.

As imagens guiadas não foram completamente cientificamente estudadas, mas muitas pessoas afirmam ter tido sucesso com ela.

 

Hipnoterapia (Hipnose)

 

Esta terapia alternativa é derivada da prática ocidental. 

Na hipnoterapia (hipnose), as pessoas são orientadas para um estado avançado de relaxamento e maior atenção. 

As pessoas hipnotizadas se tornam absorvidas nas imagens sugeridas pelo hipnoterapeuta e são capazes de suspender a descrença. 

Porque a atenção deles é mais focada e são mais abertas à sugestão, a hipnoterapia pode ser usada para ajudar as pessoas a mudar seu comportamento e assim melhorar sua saúde. A hipnoterapia pode ser usada para tratar ou ajudar a tratar sintomas puramente psicológicos.

A hipnoterapia também pode ser útil no tratamento de muitas condições e sintomas em que fatores psicológicos podem influenciar os sintomas físicos:

- Fobias

- Certas síndromes de dor

- Parar de fumar

- Distúrbios de conversão (em que a doença física aparente é, realmente, causada por estresse psicológico e conflitos)

- Síndrome do intestino irritável

- Dores de cabeça

- Asma

- Alguns distúrbios da pele (como verrugas e psoríase)

- Pressão alta

- Náuseas e vômitos causados ​​por quimioterapia, em particular a náusea que algumas pessoas recebem antes da quimioterapia (náuseas antecipadas)

- Ansiedade e diminuição da qualidade de vida em pessoas com câncer

A hipnoterapia tem sido usada com algum sucesso para ajudar as pessoas a pararem de fumar e perderem peso. 

Algumas pessoas podem aprender a se hipnotizar.

O mecanismo da hipnoterapia é mal compreendido do ponto de vista científico.

 

Biofeedback

 

O Biofeedback é um método para trazer processos inconscientes sob controle consciente. 

A técnica de biofeedback envolve o uso de dispositivos eletrônicos para medir e relatar informações inconscientes do ser humano, como freqüência cardíaca, pressão arterial, tensão muscular e atividade elétrica de superfície do cérebro. Assim, com a ajuda de um terapeuta ou com treinamento, as pessoas então podem entender por que essas funções mudam, e podem aprender a regulá-las.

Normalmente, o biofeedback é usado para tratar a dor, incluindo dor de cabeça e dor abdominal crônica, bem como estresse, insônia, incontinência fecal ou urinária, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, comprometimento cognitivo leve, zumbido e síndrome de Raynaud.

Biofeedback mostrou-se clinicamente eficaz no tratamento de certos problemas (por exemplo, dores de cabeça, incontinência e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade).

bottom of page